Site aponta onde descartar garrafas PET

Por Bruno Rezende.

coluna zero, LevPET, reciclagem, ABIPET, google maps, enchentes, plástico
Só nos lembramos da importância de descartar corretamente garrafas PET quando passamos por um grupo delas em meio às enchentes tão frequentes no verão. E descartar corretamente não é jogar no lixo comum, é entregar em um lugar que irá reaproveitar este material. Se até agora você não fez isso porque não sabia onde ficavam os pontos de coleta mais próximos de você, seus problemas acabaram!
Depois da Rota da Reciclagem, site que aponta onde descartar embalagens Tetra Pak, e do site E-Lixo Maps, que aponta onde descartar lixo eletrônico (pilhas, baterias, computadores, lâmpadas fluorescentes, entre outros) já está no ar o LevPET, que aponta o lugar mais próximo da sua residência para descartar garrafas PET.

Este serviço foi criado pela ABIPET (Associação Brasileira da Indústria do Pet) com o intuito de facilitar e estimular os consumidores brasileiros a darem um destino correto às garrafas PET, que geralmente vão parar no lixo comum, terminando em lixões e muitas vezes em rios, lagos e oceanos.

O funcionamento do sistema é bem simples. O LevPET usa a plataforma do Google Maps, a mesma usada no site E-Lixo Maps e no Rota da Reciclagem, basta digitar o seu endereço que o programa irá indicar no mapa o ponto de reciclagem mais próximo. Clique na imagem abaixo para acessar o site:


Como o sistema é novo, nem todas as cidades estão cadastradas, mas o banco de dados do sistema é atualizado constantemente e permite que o usuário sugira um ponto de coleta na sua cidade. Portanto, se caso souber de um ponto de coleta de garrafas PET na sua região e não encontrá-la no mapa, basta clicar na opção “Sugerir Novo Ponto”.

Um salve para a ABIPET pela iniciativa. A ferramenta está aí, mais uma ao nosso favor. Agora vai da consciência de cada um de nós usá-la para evitar que essas garrafas tomem um destino incorreto e nos afete com diversos desastres ambientais.




Pin It now!