A consulta CNIS é gratuita, e além do formato presencial pode ser feita de forma online. A novidade do INSS é o portal na internet que reúne várias atividades, como a consulta CNIS. Facilitando a busca do empregador. Veja nesse artigo como realizar esse processo, de forma prática e virtual.
O que é o CNIS?
O Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), é um banco de armazenamento de dados do trabalhador conveniado ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Na plataforma ficam registrados todos os vínculos trabalhistas e previdenciários do indivíduo. Além de conter informações pessoais do servidor, por exemplo:
- Nome;
- CPF;
- RG;
- Endereço.
Para comprovar a relação entre o histórico registrado e o trabalhador em questão. O documento é gerado pelo INSS. Mas, é o empregador o responsável por enviar esses dados para que sejam computados no CNIS INSS 2022.
Mesmo que nunca tenha sido contratado, trabalhado formalmente e contribuído para o INSS. Se ainda assim receber algum tipo de benefício da instituição, como pensão por morte, essa informação ficará registrada no documento.
O número do CNIS é igual ao registro do PIS PASEP (Programa de Integração Social e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público).
Consulta CNIS
A consulta CNIS pode ser feita de duas formas: via internet, ou em agências bancárias autorizadas. O servidor vai emitir um documento com o seu histórico do INSS.
O Instituto nomeia esse documento como extrato, já que nele contém todas as ações desenvolvidas. Entre pagamentos, contribuições, como foi explicado acima.
Na internet, a consulta CNIS pode ser feita no portal MEU INSS. Basta criar um login para que o sistema identifique o servidor nos registros. A ação é gratuita e permite que haja a impressão do documento.
De forma presencial, os interessados devem comparecer até a Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, desde que sejam correntistas dessas redes.
Nos serviços remotos (home banking / internet banking), é preciso procurar por “Previdência Social”, no Banco do Brasil, e “Extrato Previdenciário” na Caixa. Em caso de dúvidas é recomendado procurar o gerente do banco.
Consulta CNIS Online
Para fazer a consulta CNIS online é preciso apenas acessar o portal de serviços do INSS. No sistema, ficam disponíveis vários processos que podem ser realizados de forma mais simples e gratuita.
Veja como fazer:
- Passo 1: Acesse o portal Meu INSS;
- Passo 2: Clique em ‘Entrar’ do lado direito da página. E depois, em ‘Login’;
- Passo 3: Em uma nova aba, preencha seu CPF e senha caso já seja cadastrado. Se ainda não for, selecione ‘Cadastre-se’;
- Passo 4: Para confirmar o cadastro por internet, escolha novamente ‘Cadastre-se’;
- Passo 5: Insira os seus dados para fazer o cadastro;
- Passo 6: Agora que já está cadastrado, o sistema vai voltar a página principal. Clique em ‘Extrato previdenciário (CNIS)’;
- Passo 7: O sistema vai mostrar o extrato, e dar a opção para que o servidor imprima o registro.
Contato INSS
Além do portal ‘Meu INSS’ que permite:
- Solicitar benefício;
- Agendamento;
- Consulta;
- Impressão de documentos.
Também é possível entrar em contato INSS, para solucionar as dúvidas do servidor. No telefone:
- Telefone atendimento nacional: 135.