Coca-Cola aposta em garrafas quadradas de material orgânico

Por Bruno Rezende.

meio ambiente, Eco Coke Concept, coca cola

Eco Coke Concept, este é o nome do projeto criado pelo jovem estudante inglês de design Andrew Kim. A proposta desenvolvida pelo designer para a Coca-Cola é bem interessante por vários motivos, a começar pela forma quadrada das garrafas. Calma, a questão não é só estética.

meio ambiente, Eco Coke Concept, coca cola
A justificativa para este formato é bem simples, pois ele aproveita melhor os espaços, tanto no transporte quanto no armazenamento, ou seja, os caminhões da Coca-Cola carregam mais garrafas, reduzindo a quantidade de viagens e consequentemente a emissão de poluentes.


meio ambiente, Eco Coke Concept, coca colaOutro ponto interessante desta embalagem é que, quando vazia, pode ser comprimida, reduzindo seu tamanho em 66%. Este aspecto também é interessante no assunto transporte e armazenamento, já que será necessário um caminhão para transportar as embalagens até o depósito de uma usina de reciclagem. Pelo menos na teoria funciona assim.



meio ambiente, Eco Coke Concept, coca colaE por falar em reciclagem não podia deixar de citar o ponto mais importante desta embalagem, o uso de material orgânico na composição, mais especificamente derivado de cana de açúcar. Isso é ótimo, pois elimina a matéria-prima largamente utilizada há mais de 20 anos pela empresa, o "Poli Tereftalato de Etila" ou PET.

Parabéns à Coca-Cola por comprar a idéia, que deve chegar às prateleiras da Europa em meados de junho. É um grande passo e um belo exemplo para as indústrias de bebidas do mundo todo.

Imagens: Trendhunter



Pin It now!





13 comentários:

ElcioFernando disse...

Bruno, boas ideias como estas e melhorias em produtos e embalagens deveria ser rotina às empresas.
Abçs.

colunazero@gmail.com disse...

Também acho Elcio. Mas é preciso que alguém atire a primeira pedra. Nada melhor que a maior empresa do mundo neste segmento para dar este exemplo.

Abraços,

Bruno RZ.

Joicinha disse...

Espero que outras empresas também possam aderir essa idéia, o meio ambiente agradece.

colunazero@gmail.com disse...

Olá Joici!

Também espero isso. O exemplo já foi dado, basta seguirem.

Bjos,

Bruno RZ.

FERNANDO PEREIRA disse...

MUY BUENO, DE A POCO MEJORAMOS MUCHO !!!

colunazero@gmail.com disse...

Gracias Fernando!

Abrazos.

namiradoleitor disse...

Boas ideias merecem compartilhamento; muito interessante.

Osmar Filho disse...

Bom, muito legal...mas...vejam só...a coca-cola aqui no brasil está lançando o pet retornável canadense , inclusive já obteve liberação da anvisa...o que está acontecendo por tras de tudo isso...é que a anos a coca-cola tem perdido mercado de sua resina virgem para a resina reciclada de PET que ajuda amanter milhares e milhares de catadores...inclusive a coca-cola tentou um lobby para abaixar o imposto da resina virgem...o que invibilizaria a resina reciclada...essa nova garrafa ecologica tem vantagens desde que não afete esse enorme setor gerador de empregos no mundo todo..os catadores...temosque colocar as pessoas na equção ecológica...não é fácil...mas é ético e imprescindível..abraços
Osmar Filho

colunazero@gmail.com disse...

Muito bom seu comentário Osmar.

Realmente, os catadores devem fazer parte deste contexto. Acredito que é possível ajustar novas funções para estas pessoas.

Abraços,

Bruno RZ.

Ana Cavalcantti disse...

...nossa adorei tudo ..a garrafinha, as justificativas ...seria uma mudança e tanto na cara da Coca Cola por aqui ...mas acho que tem que ser por ai mesmo , se as grandes empresas não se conscientizarem para ajudar e dar exemplo fica difícil ...seria uma mudança bem significativa no visual dando um "baile" nos "cabecinhas" que poderiam estar cooperando também...empresas como a Coca Cola se manifestando desse jeito sempre dá uma chacoalhada nas idéias ...!!!
Gostei !!!

colunazero@gmail.com disse...

É isso aí Ana.

Não imagino uma empresa melhor para dar o exemplo. Que a idéia pegue!

Obrigado pelo comentário.

Abraços.

Georgeta disse...

Acho que vocês estão é doidos de pedra. Agora vamos usar a terra de onde vem nosso alimento para plantar garrafas de coca cola? Hectares de terra boa gerando GARRAFAS? Vamos comer o que?

Bruno Rezende - Coluna Zero disse...

Desculpe Georgeta, mas juro que não entendi seu comentário.