A História da Água Engarrafada

Por Bruno Rezende.

coluna zero, meio ambiente, consumo consciente, sustentabilidade, zero utopia, the story of stuff, agua engarrafada, the story of bottled water

Depois do sucesso do vídeo A História das Coisas, Annie Leonard produziu um novo vídeo de conscientização ecológica: The Story of Bottled Water, no bom português se traduz como A História da Água Engarrafada.
A proposta de Annie, com este vídeo de oito minutos, é de estimular o consumo de água da torneira. Seu argumento baseia-se em pesquisas científicas que comprovaram que a água de garrafa muitas vezes tem menor qualidade do que a filtrada; testes de opinião pública mostram a água tratada como de "gosto mais puro" que a mineral; água armazenada em garrafas plásticas podem custar até 2 mil vezes mais que a água de torneira. Annie defende que a água é um bem de todos e não deveria ser comercializada. “O que eles vão vender depois, ar?”, ela se pergunta.

Dentre outros problemas com relação à água engarrafada está o lixo gerado pelo plástico das embalagens, já que 80% destas garrafas não são recicladas e acabam parando em lixões de países subdesenvolvidos. Só nos Estados Unidos mais de 500 milhões de garrafas de água são consumidas toda semana, o que permitiria dar mais de 5 voltas em torno do nosso planeta.

A ativista finaliza o vídeo dizendo que a solução é cobrar de políticos e órgãos públicos mais investimentos de infraestrutura para o tratamento da água e prevenção da poluição de rios e lagos, que segundo ela são poluídos pelas próprias indústrias que fabricam as águas engarrafadas. Confira aí:





Pin It now!





5 comentários:

Mr.Jones disse...

seja la qualquer coisa q passe pelo processo de industrializao corre esses riscos.
Logicamente seria tao Cômodo e economico se pudessemos beber agua da torneira sem perigo nenhum, nao é?
legal sua postagem.
abçs

colunazero@gmail.com disse...

Pois é meu caro, infelizmente é assim.
Obrigado pela participação.
Abraços,
Bruno RZ.

Gianni disse...

Olá, atualmente, o vídeo já pode ser encontrado na versão legendada em português no Vimeo e YouTube :-)

colunazero@gmail.com disse...

Olá Gianni.

Obrigado pela informação, vou procurar e atualizar essa postagem.

Abraços,

Bruno RZ.

Anônimo disse...

Acho que esta é uma questão complexa, pois a água de torneira também é tratada e na maioria dos municípios é "mal tratada", o tratamento abrange apenas poucos tóxicos. O ideal seria que todo mundo bebesse uma água que originária de mananciais não contaminados. Será que um dia isto será possível?

Postar um comentário