Duas soluções para substituir os absorventes femininos descartáveis

Por Bruno Rezende.

coluna zero, meio ambiente, consumo consciente, sustentabilidade, zero utopia, absorventes ecologicos, mooncup, absorventes femininos, coletor menstrual, copo menstrual

Para quem ainda não sabe, um absorvente feminino descartável demora cerca de 100 anos para se decompor na natureza. Em média, cada mulher usa cerca de 10 absorventes descartáveis em cada ciclo menstrual. Levando em consideração que, ao longo da vida fértil, cada mulher tem mais de 400 ciclos, a quantidade de absorventes jogados no lixo ultrapassa 4 mil unidades durante a vida reprodutiva de uma mulher.
Os danos ao meio ambiente são óbvios, pois a maioria dos absorventes descartáveis, que viraram uso comum no mundo nos últimos 50 anos, têm em sua composição algodão, plástico e um tipo de polímero gel que absorve o fluxo menstrual. Tudo isso vai para o lixo.

coluna zero, meio ambiente, consumo consciente, sustentabilidade, zero utopia, absorventes ecologicos, absorventes femininos, coletor menstrual, copo menstrualDiante deste dilema as brasilienses Mônica Passarinho e Nara Gallina começaram a produzir no início de 2008 o Modser, um absorvente que segue o mesmo formato dos descartáveis, feito com 100% algodão, lavável e que pode durar até 5 anos. A idéia é que, como nos tempos da vovó, seja lavado e reutilizado. E se você aí está pensando que esta idéia é anti-higiênica, se enganou. O ginecologista Antônio Carlos da Cunha, professor do departamento de medicina da UnB, afirma que os absorventes totalmente feitos de algodão são ideais para preservar a saúde vaginal. "Para manter a acidez da vagina é preciso cuidar do equilíbrio da flora bacteriana. Os absorventes convencionais têm muitos produtos químicos, como perfumes e cola, que prejudicam as bactérias que mantêm a boa saúde do órgão e alteram a acidez da mucosa interna" explicou o especialista. Segundo ele, a química deixa a vagina mais propícia à infecções e reações alérgicas, reclamação frequente entre as pacientes. No entanto, ele alerta para os cuidados na limpeza do material. "É preciso tirar os resíduos de sangue, deixar secar totalmente e guardar em local limpo e arejado".

coluna zero, meio ambiente, consumo consciente, sustentabilidade, zero utopia, absorventes ecologicos, mooncup, copo menstrual, silicone, absorventes femininos, coletor menstrual, copo menstrualOutra idéia bacana é o MoonCup, uma espécie de diafragma com reservatório. Trata-se de um copinho de silicone que deve ser inserido na vagina, quando encher é só remover, lavar e está novo de novo. Segundo o fabricante, este produto dura cerca de 10 anos, é antialérgico, ecologicamente correto e está disponível em 2 tamanhos. Veja abaixo o vídeo explicativo:


Mulheres, vocês seriam capazes de abandonar os absorventes descartáveis para adotar uma dessas idéias?

Clique aqui para saber mais sobre o Modser.

Marcas que fabricam o copo de silicone:
Lunette - www.lunette.fi/pt/
MoonCup - www.mooncup.co.uk
DivaCup - www.divacup.com
The Moon Keeper - www.keeper.com
Fleurcup - http://fleurcup.com
Ladycup - www.ladycup.eu

Super agradecimento à Isabela Borges pela sugestão deste post.



Pin It now!





61 comentários:

Ana Cavalcantti disse...

aff....um é muito moderno e outro é muito de vovó rs...ai gente...pra ser consciente não tem outra saída ??? rs muita surpresinha esses dois métodos !

colunazero@gmail.com disse...

Olá Ana.

Pois é, vocês mulheres que podem dizer o que é melhor, realmente é algo para se pensar.

Obrigado pelo comentário.

Abraços,

Bruno RZ.

Anônimo disse...

esse primeiro é terrivel, prefiro usar os de hj em dia e jogar fora de ter o trabalho de lavar ainda mais sangue q seca e mancha tudo!!! absorvente é algo tão barato...tudo bem q demora 100 anos para se decompor... porem ou achem uma solução mais rapdia e facil ou deixe usando esse, pq se for assim bbs tb deveriam nao usar fraldas ne?

isabela disse...

O assunto é polêmico mesmo. As pessoas se esquecem que tudo é questão de costume. Para minha avó, colocar um pedaço enorme de algodão dentro de suas partes íntimas é um absurdo e hoje em dia as mulheres não vivem sem o OB. Boba é aquela que não usa, não é mesmo?
Mesma coisa vai ser o mooncup. Vamos demorar a aceitar a idéia, mas nossas filhas não vão viver sem. Pensando criticamente nele, ele não é diferente do O.B. Ambos são internos. A diferença é que um absorve e o outro armazena. Não sei qual a dificuldade das pessoas em aceitar algo novo. Experimentem e depois falem ;)
Temos que aprender de uma vez por todas que só a nossa presença no planeta, assim como a de todos os seres vivos, causa um impacto. Cabe a nós mesmos fazer com que ele seja mínimo ou fazer desse impacto algo em equilíbrio. Aí volta aquela pergunta : "O que você quer deixar para seus netos?".
Eu sei minha resposta e vc sabe a sua?

carol :D disse...

esses de algodão eu acho meio retrocesso, convenhamos é não é muito prático
mas o mooncup parece beem viavel!

Anônimo disse...

Mto mais simples a mulher conversar com seu ginecologista para nao fazer intervalo entre as cartelas de anticoncepcionais.... assim ajuda a natureza e nao deixa o namorado 5 dias mais ou menos na mao ahuiahuiahuihauia

Anônimo disse...

Discordo da Isabela.
Tenho 24 anos e acho um absurdo o OB, pelo menos para mim, q tenho um fluxo mto forte. Simplesmente não funciona e ainda serve de "rolha" o q é pior ainda, segura todo o conteúdo, correndo o risco de gerar infecções.
E o mooncup é nojento. Vc tá la, com cólicas, e aquele cheiro de sangue... ah, nao.... prefiro o absorvente... nem q seja o de tecido. Pelo menos é só retirar os restos de endometrio dele (colocando embaixo de torneira) e pra tirar o sangue, apenas joga na máquina de lavar. Pelo menos é o q eu acho, nunca usei de tecido e estou disposta a utilizar.

Anônimo disse...

Muito interessante as 2 idéias. Estou disposta a experimentá-las.

Jéssica disse...

Concordo com a Anônima ai de cima. OB realmente não funciona comigo, tbm tenho um fluxo menstrual muito forte, sem contar que pelo fato dele segurar todo o conteúdo dentro do nosso organismo, pode gerar uma série de infecções, ainda mais pra quem ja sofre com elas. e Esse mooncup, é a cópia do OB um pouco mais nojento.
Os de tecidos, podem ser retro e tudo mais, mas você não ouve falar que nossas avós tiverem problemas de infecção, por causa dos paninhos de algodão que usavam não é? Acho os tecidos super confortáveis, práticos, e muito higiênicos. Quer dizer, a higiene vai de cada um que os usa, mas eu me adaptaria facil facil a eles.

Anônimo disse...

Quero ver é quem tem um ciclo mensntrual mto forte e q passa o dia inteiro na rua. Como faz pra lavar o absorvente de tecido ou tirar, lavar, recolocar o mooncup. Na pia do banheiro do trabalho?

Ivie disse...

Esse povo enlouqueceu né?
Piraram total!
Pra que isso? Em prol de salvar o planeta?
Fala serio...

alina disse...

EU USO COLETOR MENTRUAL e digo que é uma das melhores escolhas que fiz.

não me arrependo em nada e nem tenho nada ruim para falar dele, e nem é nojento como muitas pessoas pensam.
eu não sou nem vegetariana nem fanática por salvar o mundo, deveria ligar mais pra essas coisas... mas nem ligo. uso por ser confortável, seco e limpo. além de cômodo.
o sangue não entra em contato com o ar, então não fica cheiro algum (que é o caso dos absorventes e ob)
acho que é algo que vale a pena experimentar e conhecer antes de falar algo.

caso tenham dúvidas ou estejam interessadas, essa comunidade no orkut esclarece muitas coisas:

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=64856357

Anônimo disse...

Q nojo!!!

Anônimo disse...

Coletor menstrual é a melhor invenção que existe. Não causa infecções (ao contrário do OB).

E para quem tem fluxo forte - saibam que no absorvente, a aparência é de "um monte" de sangue, mas a grande maioria das mulheres não enche um copinho desses durante toda a menstruação.

Só é preciso tirar a cada 12 horas, você pode levar uma garrafinha de água ao banheiro e enxaguar ou somente limpar com papel e lavar quando chegar em casa. Não fica cheiro, porque não tem contato com o ar.

Em suma, quem tiver curiosidade não vai se arrepender de experimentar. E fica livre para sempre das fraldinhas, vazamentos, sangue colando nos pelos, assaduras, irritação, cordinha de OB cheia de xixi e outras maravilhas...

Mandinha disse...

pq não descobrem algo pra PARAR a menstruação
seria muito melhor xD
sem colicas , sem dores ,sem sangue
olha que maravilha xD muito melhor que essas coisas nojentas , de lavar (sangue não sai pra sair tem q alvejarmuito oq quer dizer : limpo e com um tcido super fragilizado)

Deborah disse...

Já usei os absorventes de algodão e atualmente estou usando coletor menstrual. Então, sinto-me livre para comparar.

Posso dizer que absorventes descartáveis são simplesmente horríveis, pois tem mau cheiro e causam desconforto; e os absorventes internos (relacionados à síndrome do choque tóxico) se tornaram obsoletos diante do coletor, que é muito mais higiênico e não dá aquela sensação desagradável de "rasgo" durante a retirada.

Minhas cólicas "coincidentemente" desapareceram quando me livrei dos descartáveis (leia-se algodão com produtos químicos).

Comparando os absorventes de algodão com o coletor menstrual, considero o coletor uma alternativa mais prática pois os procedimentos de higienização são mais simples. Ambos são confortáveis, mas até nisso o coletor é insuperável: nem dá para sentir que ele está lá.

E mais, o coletor não rouba a umidade natural da vagina, evitando que fique desprotegida contra bactérias (como acontece quando usamos produtos absorventes na região).

Há modelos descartáveis para quem não vê os reutilizáveis com bons olhos. Obviamente, o produto perde seu apelo ambiental por ser de uso único. Mas continua sendo mais saudável que os absorventes.

Bruna disse...

eu trocaria sim, se eu achar o MoonCup para comprar, eu compro!!
Absorvente é DOSE, imcomoda muito.
O MoonCup é uma versão moderninha do O.B meninas.. vamos adotar a idéia.

;)

Anônimo disse...

Quero ver é quem tem um ciclo mensntrual mto forte e q passa o dia inteiro na rua. Como faz pra lavar o absorvente de tecido ou tirar, lavar, recolocar o mooncup. Na pia do banheiro do trabalho?(2)

Anônimo disse...

pq não descobrem algo pra PARAR a menstruação
seria muito melhor xD
sem colicas , sem dores ,sem sangue
olha que maravilha xD muito melhor que essas coisas nojentas , de lavar (sangue não sai pra sair tem q alvejarmuito oq quer dizer : limpo e com um tcido super fragilizado)(2)

larasousa8 disse...

Já comprei meu coletor...to só esperando chegar!!! Não vejo a hora de parar de usar esses terríveis absorventes descartáveis........

Camacho disse...

Palavras da patroa: "-Vá pra puta que o pariu!"

Anônimo disse...

Cada um cuida de si né? prefiro adotar medidas de peservação ambiental em outras áreas de minha vida a encarar um troço desses.Eca, eca mesmo.

Isabela disse...

Aeeee!!!

Amei os comentários. Foi o que disse lá em cima. Tudo questão de costume ;).

O apelo ambiental é grande sim, eu sei, mas o fato dos Mooncups não serem "tratados" com produtos químicos beneficia e MUITO a mulher.

Que levante o dedo a mulher que usa O.B. e que nunca teve dores de cabeça e cólicas provocadas por ele?! Como a Deborah (acima) disse, a Síndrome do Choque Tóxico é algo que existe SIM.

ACORDEM MULHERES!!!

Precisamos parar de ter nojo de nós mesmas. O sangue do endométrio é limpo, quando ele entra em contato com o absorvente descartável e assim com o ar, ele deixa de ser. Quanto mais cultivamos a idéia de sujo, mais ele se torna na cabeça da sociedade. Isso não é ser feminista, não é ser ecochato ou natureba. É ser racional! Fora os tabus e “PRÉconceitos”! Vamos pensar com racionalidade e tentar fazer algo de bom, pra nós e pro mundo!

Primeiro experimentem e depois falem. Experimentar é uma boa, não tenha medo! Pode ser que você seja surpreendida?? Muitas aqui foram ;)

Para quem não acredita no Choque Tóxico :
http://adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/ency/article/000653.htm

E pra quem ainda tem dúvidas quanto sua menstruação:
http://revistavivasaude.uol.com.br/Edicoes/8/artigo4423-3.asp
Beijos pessoal

Vevila disse...

Sobre a Síndrome do Choque Tóxico, já fui ao enterro de uma moça que morreu disso. Simples assim.

Tudo é uma questão de abrir a mente, ler, se informar. Não conheço sequer uma mulher que tenha experimentado o coletor menstrual e odiado a idéia.
Não é nojento, não fede, não dá alergias nem assaduras, não dá trabalho nenhum, economiza seu dinheiro (já que bem cuidado pode durar até 10 anos) e ainda pode fazer um favor pelo ambiente.

É bom procurar informações mais consistentes antes de fazer críticas superficiais, meninas.

Deborah disse...

"Quero ver é quem tem um ciclo mensntrual mto forte e q passa o dia inteiro na rua. Como faz pra lavar o absorvente de tecido ou tirar, lavar, recolocar o mooncup. Na pia do banheiro do trabalho?"


Eu precisava usar absorvente noturno durante o dia para diminuir os "acidentes". E levar uma calça na bolsa, porque os vazamentos eram frequentes, mesmo com o noturno. À noite? Melhor nem comentar.

Coloco o coletor pela manhã e só retiro à noite. E, pasmem, nunca vazou. Querem saber por quê?

O volume menstrual normal não passa de 80ml por ciclo (é isso mesmo, somando todos os dias de menstruação não dá nem 100ml), sendo que a média é de 30-40ml. O coletor menstrual suporta 20-25ml sem vazamentos e pode permanecer no corpo por até 12 horas. Gente, menstruar mais que 25ml em 12 horas não é normal! Por mais que o fluxo seja intenso, COLETORES MENSTRUAIS NÃO TRANSBORDAM.

O coletor tem capacidade suficiente para coletar sangue durante um dia inteiro, a dos absorventes é que é pequena. Aliás, perto do volume suprotado pelo coletor a capacidade dos absorventes (internos inclusive) é até ridícula. Experimentem derramar 25ml de água em um absorvente e vejam o que acontece...

Rita disse...

"Quero ver é quem tem um ciclo mensntrual mto forte e q passa o dia inteiro na rua. Como faz pra lavar o absorvente de tecido ou tirar, lavar, recolocar o mooncup. Na pia do banheiro do trabalho?"

Gostaria de acrescentar à resposta da Deborah, que mesmo que seja necessário esvaziar o coletor fora de casa (mais por precaução ou cisma do que por necessidade)... basta levar uma garrafinha de água à ao banheiro... você despeja o conteúdo no vaso sanitário e lava o coletor com a água da garrafinha e o recoloca....

Mabel Barreto disse...

Em prol de salvar o planeta, so falta descobrir um novo povo para ser escravo!....
Se estas soluções tivessem sido criadas pelos homens eu até entendia, mas por mulheres!...

Thá disse...

Nem pensar!!!

O de pano chega a ser uma ofensa de tão ridículo e anti-higiênico...

Fora que já inventaram o plástico reciclável!

Concordo com a Mabel!!!

Fora que só porque alguém não concorda já vão logo dizendo que são críticas superficiais. Superficial é quem não aceita que outros tenham ideias diferentes!

Quem quiser que use; eu, no way!

Levar garrafinha de PET para lavar o é ótimo rsrsrsr

Silviamaratr disse...

Olá, eu também gostei muito dessa maneira é muito ecológico! não sabia, que tinha como ter um absorvente desse jeito. Mas também deveria ter um tipo de maquina que lavasse isto, ficaria mais fácil. Mas eu gostei muito mesmo. O mundo esta se acabando e temos que fazer tudo, gastando menos! Todos nós temos que ter ecologia na cabeça, mas acontece que nem todas as pessoas tem isso não é?
Thau. E boa sorte ai com tudo!!
Bjs!!!

colunazero@gmail.com disse...

Oi Silvia.

A ideia é bem interessante, inclusive, como deve ter visto em alguns comentários, as mulheres que usam o Mooncup estão muito satisfeitas.

Pena que a maioria das mulheres ainda não aprovam, até porque incide numa mudança de comportamento passada de mãe para filha.

Mas fica a dica, não custa tentar.

Obrigado pela participação.

Abraços,

Bruno RZ.

Júlia disse...

"Esse mooncup, é a cópia do OB um pouco mais nojento."

É uma melhoria do OB e muuuuito bem feita!
e não tem cheiro nenhum não!
o sangue não tem contato com o ar e por isso não coagula e não cheira mal, também sai bem líquido e bem fácil de lavar.
Pra quem não gosta da aparência ainda tem coletores coloridos.

Bruna, o Mooncup não sei se tem aqui não,mas comprei o meu da MeLuna no www.meluna.com.br
Dá uma olhada lá que tem até opção de cabos diferentes!

Júlia disse...

“Quero ver é quem tem um ciclo mensntrual mto forte e q passa o dia inteiro na rua. Como faz pra lavar o absorvente de tecido ou tirar, lavar, recolocar o mooncup. Na pia do banheiro do trabalho? “

O coletor pode ser usado de 8 à 12h consecutivas sem problemas.É difícil ter que esvaziar fora de casa, mas mesmo se precisar ele é tão fácil de limpar, dá pra usar uma garrafinha de água ou mesmo um lencinho umedecido...

E como disse a Deborah coletores não transbordam.
Na verdade é tão simples de usar como um descartável...
Quem usa sabe: não é sacrifício nenhum pelo planeta, na verdade é uma favor para nós mesmas!
eu pelo menos não largo mão nem a pau!!

colunazero@gmail.com disse...

Olá Julia.

Muito bacana seus comentários, acho que esclareceram algumas dúvidas de muitas mulheres que participaram aqui.

Obrigado e grande abraço,

Bruno RZ.

Anônimo disse...

não tem só de silicone...
tem um de latéx q é o keeper, mas q pode causar alergias (nem sei se vende mais,ms foi o primeiro produzido) e tem um daquele plástico de próteses o meluna, esse já não dá alergia e creio que seja um dos mais seguros.
faltava os links deles lá no final!

Blé disse...

Super disposta!!! Acabo de adquirir o Mooncup, e a fama dele é muito boa!!!

Larissa Dias disse...

Realmente, a idéia do mooncup é realmente uma alternativa viável e a melhor que vi até agora.
Eu usaria sem problema, e apesar de respeitar mas opiniões divergentes, eu acho rídiculo hoje em dia o nojo irracional que as pessoas tem do que vem do seu corpo, não estou dizendo que ame os seus dejetos ou qualquer coisa que saia de seu corpo, mas parem com esse nojo irracional de que tudo que vem de você não é limpo.

Viva a criatividade como alternativa ecológica, criando coisas, mudando o mundo, hehe.

aqvargas disse...

eu comprei no site iherb o da marca divacup. paguei 27 dólares e 4 de frete. Não vejo a hora de chegar, pois acho prático, limpo e acredito que mais confortável. Ouvi dizer que pode ficar até 12 horas. Dependendo do fluxo, não há necessidade de ir ao banheiro e retirá-lo toda hora. Concordo plenamente com a Colega larissa Dias: Temos mania de ter nojo de nós mesmos. Eu como não tenho frescura, não vejo a hora de usar

ChandrA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Nem sabia disso. Acho legal que tem gente pensando em alternativas pros absorventes. Até experimentaria o coletor pra ter uma noção melhor, mas acho (e espero) que apareçam outras soluções mais práticas e que inspirem mais confiança.

lovelove6 disse...

Mulher com nojinho do próprio sangue é foda hein? Deixa de ser senhorinha e vai lavar direito a merda do absorvente, mané "só jogar na máquina".
Com certeza o uso de um ou de outro vai depender do fluxo menstrual de cada mulher, mas acho as duas alternativas super viáveis. Eu usaria o mooncup por exemplo. Algumas pessoas confundem praticidade com comodidade hein!

Anônimo disse...

fiquei impressionada com o número de comentários de mulheres que têm nojo de encostar o dedo na própria vagina!!!!! Santa ignorância.
Acabei de pedir o meu na MissCup e tb comprei absorventes de pano no http://artefatosdepano.blogspot.com/
Melhor a gente saber o que põe no meio das pernas... absorvente descartável e cheio de químicas - NUNCA MAIS!!!
Agora é esperar chegar pra usar.

Aline disse...

Realmente num primeiro momento temos nojo de entrar em contato com nossa própria menstruação. Estamos acostumadas a um absorvente que retiramos com aquele cheiro super desagradável, embrulhamos e jogamos fora. Mas pensando no número de absorventes que temos de usar por toda a vida e nos anos que demoram para "sumirem", imaginemos o acúmulo. A filha da sua bisneta ainda vai conviver com os seus absorventes... e junte isso com os da sua filha, neta... etc etc... É absurdo o egoismo pelo conforto presumido. Digo isso que uso os dois, tanto o modser que comprei com a Nara quanto o coletor, da meluna (http://www.meluna.com.br/).
O conforto do absorvente de algodão com as toalhinas é impressionante. Não dá aquele cheito desagradável, não vaza pelas laterais, não irrita a pele... é uma sensação milhares de vezes mais confortável. Realmente foi algo que me impressionou imediatamente. Lavo no banheiro e deixo secar junto das minha calcinhas.
O coletor menstrual é ainda mais prático. Acho que só as meninas virgens que não devem usar. Como alguém disse em um comentário anterior, nem parece que vc está usando nada. O meu nunca vazou. E pra quem disse que tem o fluxo mto forte, existe mais de um tamanho de coletor. E pela comparação, realmente acho muito difícil que consigam encher todo o copinho. Pra limpar? Retiro o coletor (no começo parece difícil, mas logo peguei o jeito e hoje é automático e nem se compara com o desconforto do OB), derramo o conteúdo no vaso e lavo com o esguichinho, que todas as mulheres devem ter ao lado do vaso sanitário. Vc pode ficar 12 horas com o coletor, e ele realmente não enche todo. Se tiver de trocar no trabalho pq fica mais de 12 horas, é só fazer como as meninas já sugeriram, leva uma garrafinha de agua e passa. É muito, muito fácil mesmo de limpar!
Acho que quem tem nojo, quer outras soluções, deve tentar pensar em todas as pessoas que estamos afetamos com essas nossas facilidades entiecológicas. Se vc acha o absorvente de panhinho muito difcícil de limpar, opte pelo coletor, que é só passar uma aguinha que fica novo. Usei na praia, em viagens, no dia à dia e não tenho nada para reclamar. Extretamente confortável e higiênico. Além de não causar os problemas dos outros absorventes internos.
Ah sim, já ia me esquecer. NENHUM DOS DOIS CAUSA ODORES DESAGRADÁVEIS como os absorventes convencionais.
Eu recomendo tanto o ModSer como o meLuna, que não os que eu possuo. Ambos super femininos, os primeiros com estampas lindas e o segundo de diversas cores, inclusive preto, para quem ainda não aceita que menstruação é algo natural e com a qual vamos conviver por muitos anos.

PP disse...

legal mais não tem outro jeito,pq ter q lavar o absorvente cheio de sangue é nogento d+

Anônimo disse...

realmnte achei muito interessante as duas alternativas, no começo quando vi o mooncup tive nojo mas quando me informei melhor realmente achei interessante, só que o de pano é mais dificil de lavar! eu ainda não preciso tenho 12 anos mas quando eu precisar concerteza vou experimentar e se eu usar vou reecomendar!!
ass ; Julia

Anônimo disse...

qual é a faixa etaria para usar o mooncup?????

Anônimo disse...

EU MANDEI A IDÉIA PARA UM REPORTAGEM NO PROGRAMA DA FÁTIMA BERNARDES..ACHO QUE É TÃO POLÉMICO , QUE SERIA BOM SER DISCUTIDO EM UM PROGRAMA DE TV.NÃO SÓ ABSORVENTES ECOLÓGICOS , COMO AS FRALDAS DE CRIANÇAS TAMBÉM..LOGO LOGO VAMOS SER ENTERRADOS NOS PRÓPRIOS DEJETOS FEITOS PELO SER HUMANO..E NOJENTO É MUITAS MULHERES ENGOLIREM SECREÇÕES DAS PARTES INTIMAS DE UM OUTRO SER HUMANO. E ACHAR NORMAL. DO QUE LAVAR SUAS PROPRIAS PEÇAS INTIMAS..ME DESCULPEM... ISSO É NOJENTO..RSS..

Anônimo disse...

Eu nao teria coragem de usar ficar lavando sangue credo que nojo :p

Lara Luz disse...

Quero saber onde posso comprar o coletor! Tenho interesse.

Anônimo disse...

olá meninas! fazia algum tempo q queria experimentar os absorventes reutilizaveis(de paninho), então fui lá e comprei (no site da "Lunas" o precinho é bom). e poxa! me sentir tão bem, sou eu fazendo tb a minha parte,compartilhando uma ideia nova, ou nesse caso, voltando a uma ideia antiga, mas q é bacana. p começar, é bom q a reciclagem comece primeiro na sua cabeça:1° não precisa ter nojo de lavar, o sangue é teu, é da tua natureza; 2°vc sai com um no corpo e leva outro na bolsa, se precisar de troca, guarda o sujo numa bolsinha e poe o outro, chega em casa é so lavar.como o tecido é de algdodão absorve melhor o sangue e o odor.então, vamos lá?

Anônimo disse...

sei la mais prefiro O.B ele é super limpinho e nao tem perigo de infecçoes. troco de 4 em 4 horas e nem tem cheiro de sangue. sem falar que o medico falou que nao entende pq as mulheres usam absorvente externo pq eles estao toda hora expostos ao ar e pode ser contaminados por milhoes de bacterias. entao nesse caso eu ate eu usaria o coletor ou O.B os outros estao DESPENSADOS.

Marina Paula disse...

Acho válido. Deveria haver investimento suficiente para que estes produtos dividissem o mercado com os absorventes convencionais, desde que garantam higiene e segurança para a mulher, pois é muito desconfortável usar um absorvente que não passe essa segurança.

Leonina L.N disse...

É preciso investir em educação, para mudar a mentalidade das mulheres. Nossa! Fico muito impressionada com esse comentários a favor dos descartáveis... Bem, eu vou adotar o de pano. Se queremos salvar este planeta precisamos mudar os pequenos hábitos que geram grandes problemas.

Jessica disse...

Maravilhosa as duas ideias. Infelizente é triste ver como as mulheres tem nojo se si própria, e um ciclo divino que tem que ser respeitado!

Angela gonçalves disse...

Uma idéia pior que a outra, deve existir outras maneiras de poluir menos. As empresas podem estudar materiais alternativos para a fabricação de absorventes e fraldas.Será que a única saída é regredir no tempo? Logo, logo vamos estar indo a cavalo para o trabalho e carregando o pão embaixo da axila.Claro que todos queremos um mundo melhor mas adaptado a vida que temos hoje, a mulher de hoje quer estudar, ter uma carreira de sucesso. Não combina com pano sujo de sangue dentro da bolsa ou usar a pia do banheiro do trabalho para lavar reservatório ou absorvente de pano, o que além de tudo é bastante nojento.Acho que todos nós queremos poupar o planeta mas dentro da nossa realidade.

Lorena Lamas disse...

Oi pessoal, realmente parecem duas alternativas 8 ou 80. Mas agora temos uma outra opção de absorvente interno ecológico no Brasil. O produto Séc Natural é feito com 100% algodão natural, sendo biodegradável. Não tem substâncias químicas e nem sintéticas em sua composição. www.secnatural.com.br. Boa sorte! :)

Anônimo disse...

Inovações boas como estas é do que precisamos tanto pelo nosso conforto quanto pelos nossos recursos naturais!

Eu uso absorventes laváveis de tecido, porque pessoalmente não me dou bem com ob ou coletor. São muitíssimo mais confortáveis que os descartáveis, muito mais ecológicos, surpreendentemente fáceis de lavar (eu dou uma lavadinha rápida durante o banho antes de colocar na máquina, não uso alvejante para não estragar as cores e saem de lá como novos!), mais baratos a longo prazo e são muito mais estilosos! :D

Eu encomendei os meus aqui, são super legais!: http://partypantspads.com/

Anônimo disse...

Eu uso MoonCup há uns 3 anos e recomendo muito!!
Demorei meses pra me adaptar, agora está tudo ótimo.
É prático, muito mais ecológico e transforma a relação com o próprio ciclo, mesmo pra quem já tem uma boa relação com a menstruação.

Anônimo disse...

Os mooncup são ótimos, independentes de zelar pelo meio ambiente.
Quem tiver dúvidas, experimente antes de ficar dando opiniões do tempo da pedra!
Cada cabecinha desinformada que dá até aflição de ler certos comentários.
Fala sério, não custa se informar antes de sair falando sem saber! ;)

Anônimo disse...

Gente, por favor, menstruação não é vírus ebola, não! Suas mãos não vão secar e cair porque você tocou no seu próprio sangue! Vai me dizer que todas vocês jogam roupas que tem vazamento fora? O lençol? O colchão também vai pro lixo?

Pode não ser sua opção, você pode usar absorventes descartáveis até o último ciclo, mas pelamor, um pouco de bom senso. Nossas vaginas não são portais do inferno contendo a peste negra! O sangue da nossa menstruação ainda é sangue! O endométrio é aquilo que nutre todos os bebês durante o começo da gravidez! Agora, se é bom o suficiente pra nutrir - sim, nutrir - todos nós enquanto éramos embriões, se com toda certeza será bom o suficiente para nutrir nossos filhxs, então porque no instante que passa pela misteriosa, temida, demoníaca vagina, se transforma em algo nojento, contaminante, anti-higiênico? Algo que não se pode nem tocar, nem ver?

Nós podemos comer sêmen com um sorriso no rosto, porque é viril, é macho, mas somos absolutamente incapazes de sequer pensar longamente nos nossos próprios fluídos de fêmea que somos.

E depois disso dizemos que isso é ser uma mulher verdadeiramente independente. Independente do quê?

Marina disse...

Triste ver alguns comentários... usei fraldas de pano no meu filho, uso os dois métodos da matéria nos meus ciclos menstruais e foram as melhores escolhas que fiz na vida ! são muito mais saudáveis, confortáveis além de ecológicos, pelo medo ou falta de referencia muita gente não arrisca experimentar ! experimenta !!!!! é tudo de bom !

Anônimo disse...

Ridículas isso nunca vai pegar.

Postar um comentário