Destino: Pico das Agulhas Negras / RJ

Por Bruno Rezende.

coluna zero, meio ambiente, sustentabilidade, escalada, pico das agulhas negras, ecoturismo, aventura, perigo

Muitos pediram, então está aí a gravação que serviu de teste para dar início aos vídeos deste blog. No retorno desta escalada mal sucedida que surgiu a ideia de criar vídeos e posteriormente o blog como conhecem. Não reparem a bagunça e o mal jeito, ainda estamos aprendendo. A aventura foi no Pico das Agulhas Negras, no Parque Nacional de Itatiaia/RJ.


Gravações feitas entre os dias 11 e 12 julho de 2009.


Algumas dicas para quem deseja escalar o Pico das Agulhas Negras no inverno:

Dica básica: informe-se sobre os atrativos do local, camping, telefones, como chegar e pra quem pedir socorro se caso precisar. Internet serve para isso, pesquise!

O que levar para o camping: Além do material de camping (barracas, lanternas, fogareiro, etc..), leve muito agasalho, incluindo um anorak para poder aguentar o frio abaixo de 0º. Luvas, tocas e cachecóis são bem-vindos. Não se esqueça de levar uma boa bebida alcóolica destilada para poder esquentar. Só não beba muito, pois senão não aguentará escalar o Pico. Leve algum comprimido para dor de cabeça, algumas pessoas podem ter um grande incômodo por causa da altitude elevada. Camping agora está proibido.

O que levar para a escalada: O mínimo de peso possível numa mochila com água, algum energético (opcional) e um biscoito (comida leve). Não precisa levar muito agasalho para escalada, recomendamos apenas o anorak, toca e luva, pois os ventos são de cortar. Use roupas leves e flexíveis e um tênis confortável e aderente. Não cometa a burrice que cometemos, leve equipamentos, principalmente corda. Um GPS para não se perder na volta também vale à pena. Também recomendamos que levem um kit de primeiro socorros para qualquer eventualidade.

Opção para subir o Pico: Na portaria do Pico você tem a opção de contratar um guia. Recomendamos que faça isso caso não possua ninguém na equipe que já tenha escalado o Pico das Agulhas Negras.

Importante recomendação final: NUNCA ENCARE UMA AVENTURA DESSAS SOZINHO. O COMPANHEIRISMO É INDISPENSÁVEL PARA O SUCESSO DE TODOS.



Pin It now!





4 comentários:

JAQUELINE SANTOS disse...

É isso ai amigos do Coluna Zero, em especial ao Bruno, minha dica da boca suja de alguns integrantes acho q valeu, rs...SHOW o video inicial, se continuar assim, vai ser só SUCESSO. PARABÉNS MENINOS...

Bruno disse...

kkkkk! É verdade. Sua dica foi indispensável.
Mas esse problema. As vezes cometemos uns deslizes, mas faz parte falar besteira né! O Pedrin é pespecialista. kkkk!
Valeu minha querida.
Beijão...

André Luiz (INEA) disse...

Como piloto ficou muito show. Mas da próxima vez comprem um vinho melhor carai. Abraço aí.

Bruno disse...

KKKKKKKKKKK!
Vamos arrumar alguma vinícola como patrocinadora.
Abraço!

Postar um comentário