Destino: SALESÓPOLIS/SP

Por Bruno Rezende.

coluna zero, meio ambiente, consumo consciente, sustentabilidade, ecoturismo, salesópolis, nascentes do tietê, são paulo, represa ponte nova

Estivemos em Salesópolis/SP para mostrar um pouco da cidade onde nasce o rio que abastece a maior cidade da América Latina, o rio Tietê. Fomos também convidados a acompanhar o processo de fabricação de uma cachaça artesanal e de quebra curtimos uma festa organizada pela família que produz esta excelente cachaça. Confira aí:

Gravações feitas entre 04 e 07 de setembro de 2009.


Algumas dicas para quem deseja visitar Salesópolis/SP: A dica básica de sempre: Informe-se sobre os atrativos do local, camping, telefones, como chegar e pra quem pedir socorro se caso precisar. Internet serve para isso, pesquise! Recomendamos que os turistas reservem antecipadamente o camping ou hotel que forem ficar.

O que levar para Salesópolis: Se for acampar, leve a barraca e demais equipamentos. Se for ficar num hotel, pousada ou casa, leve o de sempre numa viagem. Sugerimos que leve uma capa de chuva (para fazer trilhas) e se desejar um guarda-chuvas, pois lá chove muito e quase constantemente. Se for no inverno, leve também um agasalho.

Informe-se na cidade: Ficou bem claro para nós que a cidade ainda está se adaptando ao turismo, já que Salesópolis se enquadrou na categoria de estância turística somente em 2001. É importante se informar com as pessoas. A sugestão para quem nunca foi, é chegar em Salesópolis e já procurar visitar o Parque das Nascentes do Tietê, pois os guias do Parque poderão lhe dar todas as informações que procura.

Vale a pena conhecer: Salesópolis possui um território de 427km², a área urbana é equivalente a 2% de sua área total, ou seja, somente 10km². Portanto, é preciso andar bastante para conhecer muitos lugares interessantes. Abaixo vamos citar alguns:
- PARQUE DAS NASCENTES DO TIETÊ: Fácil acesso, trilha curtinha e sinalizada, guias super atenciosos.
- REPRESA PONTE NOVA: Também de fácil acesso e com um visual fascinante. O ponto alto é acompanhar o fim de tarde lá. Para quem curte pescar, leve o equipamento de pesca e divirta-se!
- MUSEU DA ENERGIA - USINA PARQUE: Infelizmente não fomos autorizados a entrar para visitar, pois não tinha nenhum guia de turismo no local que pudesse nos acompanhar. Como já falamos, a cidade ainda está se adaptando com turismo. Portanto tenham paciência. Mas não deixem de visitar, pois só o que vimos da portaria já deu para notar que vale muito à pena.
- SENZALA: Visitamos, mas como estávamos sem bateria na filmadora não tivemos como registrar. Se trata de uma construção de "pau a pique" e "taipa de pilão". Serviu por muito tempo como ponto de parada dos comerciantes vindos da Capital e do Vale do Paraíba, que percorriam a Rota do Sal para comercialização de produtos, dentre eles a compra e venda de escravos. Hoje o local guarda sua história, pois os proprietários mantêm, dentro de suas possibilidades, a estrutura original.
- CACHOEIRAS: Pelo que soubemos são muito boas e de fácil acesso. Deixamos parar visitar no último dia em Salesópolis, pois foi o único em que o sol ficou radiante. Mas devido a nossa visita degustativa ao alambique da Cachaça Miranda no dia anterior, à distância das cachoeiras e pelo tempo curto, pois tínhamos que pegar a estrada, não pudemos visitar. Mas fica a dica, visitem!


Pin It now!





17 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns!!! Muito Show o vídeo !!!! Alto nível !!!!! Sucesso pra vocês !!!!!
Abraços,
William Xavier

Livio Carneiro disse...

Salve Coluna Zero!!!

Aqui quem vos fala é o seu novo membro... o ESPERMA ?!?!?!? (Es)pecialista (Per)manente de (M)ídias (A)lternativas!

Quero parabenizá-los pelo ótimo trabalho e desejar que cada vez mais vocês possam estar literalmente viajando e produzindo novas reportagens sempre com bom humor e descontração.

Show de bola!

Abraços,
Lívio

Anônimo disse...

Salve Salve Coluna Zero!!!

Adorei o trabalho de vocês!!!
Gostei mto de ver a nascente do Rio Tietê... a gente não imagina como as águas podem ser limpas, vendo aquela poluição toda em SP.

Meu amigo Bruno... e a minha cachaça??? você lembrou de comprar pra mim?? rsrsrs

Parabéns!!!!
Bjos
Michellinha

Bruno disse...

Grande Lívio, nosso ES.PER.M.A.!
Valeu meu velho, tamo junto!

Bruno disse...

Saaalve Salve Michelíssima!!!
Claro que lembrei, só que bebi no caminho. kkkk!
Mas não faz mal, tem outra garrafa aqui. Só marcar que a gente mata ela. Vc vai gostar viu, cachaça fina curtida no barril de carvalho. Diliça!

Saudades de tí minha querida.

Continue acompanhando a gente aqui.

Beijos...

André Luiz (INEA) disse...

Pô véio, o Esperma é o clone do Frejat...

André Luiz (INEA) disse...

Porra Ernani, tu naum trouxe nem uma garrafinha de Miranda pra mim?

Daniela disse...

PESSOAL...ESTA GALERA BEBEU TANTO Q O ERNANI TAVA TOMANDA ATÉ CERVEJA COM DETERGENTE PRA RENDER MAIS...É Q A BOLINHA DE SABÃO ENCHIA O ESTOMAGO DELE E A IMPRESSÃO OBTIDA (P QUEM JÁ TA BEBADO É CLARO)É DE SACIEDAD...(PORÉM CONTINUOU BEBENDO)>>>>PARABENIZAR À VC S AÍ PELO TRABALHO..APESAR DO HUMOR DE VCS E DESCONTRAÇÃO NOTA-SE A RESPONSABILIDADE E PREOCUPAÇÃO EM FINALIZAR A MATÉRIO...MUITO PROGRESSO E SUCESSO PRA VCS...E VAMOS CONTINUAR AÍ SEGUINDO VCS....BJS PRA TDOS!!!

Cinthia disse...

Parabéns!!!!Muito legal o trabalho de vocês!!!Que o Ernane e o Bruno eram malucos eu já sabia, mais não sabia que existiam tantos loucos quanto vocês dois, agora vocês bebem pra caramba hein...fiquei triste poxa a cachaça parecia realmente boa rsrsrs.
Adorei os vídeos....
Bjus

Bruno Rezende disse...

A cachaça realmente é boa, muito boa. kkkkk!

Valeu Cinthia, beijão!

Bruno Rezende

Anônimo disse...

Aaah eu adorei a ser a guia mais desenformada deste passeio rs!! Vcs estão de PAARABÉNS por este vídeo... show de boola! valeu Gaeleera!

Anônimo disse...

Adorei,Coluna Zero!!! Muitooo legal...e fiquei com vontade de experimentar a cachaca...qdo passar por VR, Bruno, nao esqueca de mim...rs...bjsss em todos, especial pra vc Bruno!!!
Nanao.

colunazero@gmail.com disse...

Oi Nanão!

Obrigado pelo comentário viu.
E só avisando que ainda restou uma garrafa da cachaça Miranda aqui, quando puder vamos compartilhar alguns copos.

Beijos e abraços a todos aí.

Bruno Rezende.

ch disse...

quando acampar, favor não deixar lixo, pois os locais estão ficando poluidos, e quem vai beber esta água são os proprios que deixam o lixo

Bruno Rezende - Coluna Zero disse...

É isso aí meu camarada.

E o que mais vimos por lá foi lixo, um absurdo.

Abraços!

ecs.mcmlxviii disse...

Prezado, sugiro uma correção, se não se importar: as cidades que recebem subsídios governamentais para se desenvolverem turisticamente são ESTÂNCIAS TURÍSTICAS, e não, "instâncias". No mais, parabéns pelo Blog.

Coluna Zero disse...

Problema corrigido.
Valeu!

Postar um comentário